Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

MONITOR DA IMPRENSA > CASO FAREED ZAKARIA

Time e CNN cancelam suspensão por plágio

21/08/2012 na edição 708
Tradução e edição: Leticia Nunes    

Durou apenas uma semana a suspensão do jornalista e escritor Fareed Zakaria na revista Time e na rede de TV CNN. Zakaria, que é editor colaborador na Time, apresentador na CNN e ainda colunista no Washington Post, havia sido suspenso por plagiar um artigo da New Yorker.

Prestigiado analista de política internacional nos EUA, o jornalista, que nasceu na Índia, desculpou-se depois que um site apontou semelhanças entre um recente texto seu na Time e um ensaio de uma historiadora publicado em abril na New Yorker. Em 2009, ele foi acusado por um jornalista da revista The Atlantic de usar conteúdo sem dar o devido crédito. E no início deste ano recebeu críticas por fazer discursos parecidos em universidades americanas.

Avaliações

A CNN e a Time, ambas da Time Warner, decidiram então analisar o trabalho produzido pelo jornalista – e por isso a suspensão. Uma porta-voz da revista afirmou no fim da semana passada que foi feita uma revisão das colunas de Zakaria e que chegou-se à conclusão de que o problema com o artigo plagiado foi um incidente isolado. Por isso, a suspensão seria anulada.

A CNN também declarou que havia terminado sua análise e que não encontrou nada que justificasse continuar com a suspensão. “Zakaria pediu desculpas por um lapso jornalístico. A CNN e Zakaria trabalharão juntos para fortalecer ainda mais os procedimentos para seu programa e blog”, ressaltou a rede. O programa Fareed Zakaria GPS volta ao ar no dia 26 de agosto.

Quando o caso veio à tona, o Washington Post afirmou que também examinaria as colunas do jornalista. Uma porta-voz do jornal afirmou, no entanto, que os textos de Zakaria continuariam a ser publicados. Informações de Christine Haughney [The New York Times, 17/8/12].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem