A importância do apoio de jornais a candidatos | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > ELEIÇÕES NOS EUA

A importância do apoio de jornais a candidatos

23/10/2012 na edição 717
Tradução e edição: Larriza Thurler

Com cada vez mais fontes online de notícias, análise, comentários e blogueiros de opinião, as posições dos jornais em relação a um determinado candidato podem não significar tanto quanto no passado, quando a “imprensa” era quase que exclusivamente impressa. Mas ainda assim os jornais americanos são acompanhados atentamente, com as grandes publicações dos EUA começando a avaliar os dois principais candidatos à presidência, Barack Obama e Mitt Romney, comenta Brad Knickerbocker [The Christian Science Monitor, 21/10/12].

De acordo com o registro dos 100 jornais de maior tiragem pelo projeto American Presidency Project, Romney obteve cinco endossos até agora e, Obama, seis. O projeto é um banco de dados online não-partidário de mensagens presidenciais, relatórios, documentos e outras informações.

Os jornais que apoiaram Romney foramThe Dallas Morning News, The Las Vegas Review-Journal, The Orlando Sentinel, The Omaha World-Herald e The [Nashville] Tennessean. Eles têm uma tiragem total de 1.053.356. Dois deles – Orlando e Nashville – haviam apoiado Obama há quatro anos. “Em nenhum lugar a busca de Mitt Romney pela presidência foi tão bem recebida ou atentamente seguida do que em Utah. As características políticas e religiosas do candidato republicano, seu governo habilmente bipartidário de um estado democrático e seu perfil empreendedor inspiram admiração e esperança em nosso estado em grande parte Mórmon, republicano e apoiador de negócios”, escreveu o The Salt Lake Tribune. “Temos pouca confiança que Obama terá mais sucesso gerenciando a economia e o orçamento nos próximos quatro anos. Por essa razão, embora tenhamos apoiado-o em 2008, estamos recomendando Romney nessa disputa”, escreveu o The Orlando Sentinel.

Obama conta com o apoio de The Philadelphia Inquirer, The Seattle Times, The Sacramento Bee, the St. Louis Post-Dispatch,The Salt Lake Tribune e The Denver Post. Todos têm uma tiragem total de 1.458.545. Antes das eleições, certamente terão mais apoios. Em 2008, segundo o projeto, houve 90 recomendações – incluindo 65 para Obama, com uma tiragem de 16.099.774, e 25 para o republicano John McCain, com 5.193.750.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem