Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

The Washington Post poderá cobrar por acesso ao site em 2013

Após anos de resistência, o Washington Post anunciou que irá começar a cobrar o acesso de seu conteúdo online a partir de 2013, em um serviço conhecido como “paywall”. A história foi publicada pela repórter do Wall Street Journal, Keach Hagey, e confirmada em uma reportagem de Steven Mufson no próprio Washington Post. Segundo a repórter doWSJ, “o sistema de paywall não será lançado antes do meio do ano que vem”.

O sistema permitiria acesso ilimitado aos textos da página principal e das editorias, mas não para determinadas matérias individuais. Assinantes do jornal não pagariam a mais pelo acesso digital.

Recentemente, em uma conferência, o CEO da Washington Post Company, Don Graham, reiterou que copiar o bem sucedido sistema de paywall do New York Times não serviria para o Washington Post. “O NYTimes pode entregar seu jornal impresso em qualquer lugar do país, e a interação entre impresso e digital é crítica para o sucesso do serviço”. “A versão impressa do Post só está disponível na área metropolitana de Washington, então esse caminho não é viável”, completa. O CEO da empresa ainda declarou que está relutante em colocar em risco a receita que o Post atualmente ganha com publicidade digital, já que 90% da audiência do site é exterior à área coberta pelo jornal impresso.

No terceiro trimestre de 2012, o lucro da Washington Post Company foi baixo. Os lucros com os canais de TV do grupo subiram, mas a renda do jornal impresso caiu. A circulação do jornal da empresa continua a cair em taxas mais altas que no resto da indústria.

O Post não está sozinho nessa iniciativa. Mais de 360 jornais americanos irão cobrar pelo seu conteúdo digital até o fim de 2012, diz a News & Tech, incluindo o New York Times e o Wall Street Journal. Informações de Julie Moos [Poynter, 07/12/12].