Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

BBC diz estar “horrorizada” com novas revelações

A BBC disse estar “horrorizada” com os abusos sexuais cometidos pelo apresentador Jimmy Savile nas dependências da emissora, que, segundo foi revelado na semana passada, ocorreram até o final da edição do programa Top of the Pops, em 2006. No entanto, a emissora negou que criaria uma linha telefônica exclusiva de ajuda às vítimas de Savile.

A emissora enfrenta pedidos de indenização de vítimas que acreditam que foram prejudicadas fisicamente ou psicologicamente pelos abusos. Alan Collins, solicitante pela empresa jurídica Pannone, disse na semana passada que tinha seis ou sete reivindicações em andamento contra a BBC, de um total de 24 reivindicações relacionadas a Savile.

O relatório da semana passada revelou a extensão completa dos abusos praticados por Savile ao longo de seis décadas em hospitais, escolas e hospício infantil, enquanto trabalhava na BBC. “O relatório da polícia contem revelações chocantes. Como deixamos claro, a BBC está horrorizada que alguns dos abusos foram cometidos em nossas dependências. Gostaríamos de reforçar nossas sinceras desculpas às vítimas desses crimes. A BBC continuará a trabalhar com a polícia para ajudá-la a investigar essas questões”, disse um porta-voz da rede. A emissora também está conversando com o NSPCC, instituição contra crueldade a crianças, e a Napac, associação nacional de crianças que sofreram abusos, sobre a melhor maneira de ajudar as vítimas. Informações de John Plunkett e Josh Halliday [The Guardian, 11/1/13].

Leia também

O desenrolar do caso Jimmy Savile na BBC