Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1054
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Sentença de apresentador por abuso sexual de menores é estendida

30/07/2013 na edição 757

O apresentador de TV britânico Stuart Hall, de 83 anos, teve sua sentença dobrada para 30 meses de cadeia pelo abuso sexual de 14 meninas menores de idade, incluindo uma de nove anos, entre 1967 e 1987. A corte atendeu ao apelo de estender a sentença de 15 meses de prisão após julgar a sentença original como inadequada e não correspondente à gravidade de seus crimes.

O caso foi remetido à corte pelo advogado geral Dominic Grieve, que argumentou que a sentença de Hall era excessivamente branda por não refletir a gravidade de suas ofensas e a preocupação pública acerca de seus crimes. O lorde chefe de justiça criticou o antigo apresentador esportivo por usar a mídia a seu favor para influenciar os jurados antes do julgamento original. Ele disse que Hall agravou seus abusos sexuais ao inicialmente protestar por sua inocência e criticar suas vítimas. Suas declarações públicas de inocência tiveram um efeito particularmente prejudicial sob suas vítimas, incluindo uma mulher que considerou retirar sua queixa por medo de que ninguém acreditasse nela. “Não importa que conselho legal o ofensor recebeu, ele sabia a verdade”, disse o juiz. “Ele sabia que era culpado por molestar essas garotas. Ele é um especialista em manipulação da mídia e a usou com o intuito de influenciar jurados e atacar as vítimas”.

Falando fora da corte, Grieve disse estar satisfeito com o resultado. “Isso era um abuso de poder e ele fez isso por um longo período. Quando foi confrontado, sua reação era denunciar as pessoas e chama-las de mentirosas”, disse. “No contexto de sentença que existia no período, 30 meses é uma sentença satisfatória que reflete claramente a criminalidade do que aconteceu”. Hall trabalhava para a BBC na apresentação de programas esportivos e não foi o único envolvido em um escândalo do gênero. O ex-apresentador Jimmy Savile, morto em 2011 aos 84 anos, teria protagonizado centenas de casos de abuso sexual evolvendo maiores e menores de idade, durante décadas.

Leia também

Apresentador esportivo admite abuso sexual de menores

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem