Sábado, 23 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

MONITOR DA IMPRENSA > REINO UNIDO

Plano de cobrança online do Sun inspira anúncio do rival Daily Mirror

08/08/2013 na edição 758
Tradução de Rodrigo Neves, edição de Larriza Thurler e informações de Mark Sweney [“Sun paywall: Daily Mirror launches aggressive campaign to lure web users”, The Guardian, 01/8/13]

O tabloide britânico The Daily Mirror revelou uma campanha agressiva para capitalizar em cima de seu arquirrival, o The Sun, que começaráa cobrar pelo seu conteúdo digital. Simon Fox, chefe-executivo da Trinity Mirror, que comanda o Daily Mirror, disse que o jornal lançou uma campanha em seu site com o bordão “As melhores coisas na vida são de graça”.

Segundo Fox, a empresa estáem uma boa posição para se beneficiar de usuários que não querem pagar por notícias, mencionando os jornais Times e Sunday Times como exemplos, que perderam cerca de 90% de acesso ao cobrar por conteúdo. O Sun cobraráduas libras por semana pelo acesso ao seu site. “Nós estamos prontos para receber qualquer antigo leitor do The Sun que não queira pagar por acesso”, disse Fox. “Cerca de 27 milhões de usuários estarão procurando por um novo lar”.

Em junho, o Sun possuía 29,6 milhões de leitores mensais, contra 29,3 milhões do Mirror. “Nós dois podemos sair ganhando”, disse Fox, “Eles querem uma audiência menor e que pague, nós queremos uma maior e com acesso gratuito”.

O Trinity Mirror reportou um lucro de 20,8 milhões de libras com seu site no primeiro semestre de 2013, uma queda de 8% desde o ano passado.  No entanto, a renda com publicidade digital cresceu 15,1% no mesmo período.

Desde a chegada de Fox e a promoção de Lloyd Embley para editor-chefe do Daily Mirror, houve uma grande revitalização da estratégia digital da empresa. No mês passado, a empresa revelou a estratégia de dobrar o número de funcionários de seu site e aumentar o número de artigos publicados online para dois mil por semana.

De acordo com o especialista da empresa Enders Analysis,  Douglas McCabe, o site do Mirror jáestáa caminho de ultrapassar o Sun. McCabe prevêque o Sun precisa atrair pelo menos 300 mil assinaturas para conseguir o lucro que a empresa espera para os próximos anos.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem