Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Irmãos Koch perdem interesse nos jornais da Tribune

Os bilionários Charles e David Koch não estão mais com planos de comprar a cadeia de jornais da Tribune Company. A porta-voz dos irmãos, Melissa Cohlmia, confirmou uma nota publicada no site de notícias conservador The Daily Caller que dizia que a Koch Industries – da qual Charles é presidente e executivo-chefe e David é vice-presidente-executivo – havia concluído que a compra “não era economicamente viável”. Melissa não descarta, no entanto, o futuro interesse dos irmãos em outros veículos de mídia. “A Koch continua a ter interesse na indústria midiática e estamos explorando uma ampla gama de oportunidades”, disse ela, sem dar mais detalhes.

Há seis meses surgiu o boato de que os Koch comprariamos jornais do grupo Tribune, incluindo o Los Angeles Times e o Chicago Tribune. Na época, a notícia provocou protestos de grupos liberais que consideram os irmãos, conhecidos doadores para causas libertárias e políticos republicanos, ameaças ao jornalismo independente.

Divisão

A Tribune anunciou, em julho, planos de separar sua unidade de jornais – a princípio, permaneceriam todos juntos, mas a venda de alguns títulos separados ainda pode acontecer. Na divisão, os sites do grupo, como o CareerBuilder.com, não terão mais relação com as publicações impressas, o que tirará dos jornais uma importante fonte de receita publicitária. Alguns analistas avaliaram que a aquisição dos impressos sem a receita online não seria interessante para os Koch.