Domingo, 20 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

MONITOR DA IMPRENSA > DAVID FROST  (1939-2013)

Entrevistador de Richard Nixon morre aos 74 anos

03/09/2013 na edição 762
Tradução e edição: Leticia Nunes. Informações de Brian Stelter [“David Frost, Who Interviewed Nixon, Is Dead at 74”, The New York Times, 1/9/13]

O jornalista britânico David Frost, que ficou famoso por entrevistar o ex-presidente americano Richard Nixon, morreu no sábado (31/8), aos 74 anos. Frost estava em um navio, onde faria um discurso, e sofreu um ataque cardíaco. A notícia foi anunciada por sua família à BBC e confirmada por um porta-voz à al-Jazeera English, onde ele apresentava um programa de entrevistas.

O jornalista passou mais de 50 na TV, e era conhecido pelas perguntas incisivas em entrevistas com figuras públicas de destaque. Em uma série de entrevistas com Nixon em 1977, Frost perguntou ao ex-presidente sobre os abusos do cargo presidencial, o que levou o político a responder: “Bem, quando é o presidente que faz, significa que não é ilegal”.

O jornalista contou, em um livro que escreveu sobre a entrevista, que mal acreditou ao ouvir aquela resposta. Frost lembrou que, na ocasião, seu objetivo era fazer com que Nixon falasse sobre o tema o máximo possível. Em 2008, foi produzido um filme sobre a história: as entrevistas com Nixon, que renderam ao ex-presidente 600 mil dólares e uma fatia do lucro das emissoras, totalizaram 29 horas e foram gravadas ao longo de duas semanas.

Um dos grandes momentos da TV

“As entrevistas com Nixon estão entre os grandes momentos da televisão, mas houve muitas outras entrevistas brilhantes [de Frost]”, afirmou em comunicado, ao saber da morte do jornalista, o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Desde 2006, Frost trabalhava para a al-Jazeera English, uma das principais rivais da BBC no exterior. Entre seus entrevistados nos últimos anos estão o ex-presidente George Bush, o ator George Clooney e a tenista Martina Navratilova. Em 2011, ele entrevistou o ex-secretário de Defesa americano Donald Rumsfeld. Um de seus primeiros convidados no programa The Frost Interview foi o então primeiro-ministro Tony Blair, que concordou com a afirmação de Frost de que a guerra do Iraque tinha, até aquele momento, “sido basicamente um desastre”. “Suas conversas com seus convidados traziam à tona tanto novidades quanto um olhar único sobre suas vidas”, afirmou Al Anstey, diretor da al-Jazeera English.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem