Wednesday, 08 de May de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1286

Seguindo tendência da indústria, News Corp vende diários locais

Grandes proprietários de mídia estão vendendo bens jornalísticos locais para focar em marcas maiores. Agora foi a vez da News Corp, que vendeu 33 publicações do Dow Jones Local Media Group para uma afiliada do Fortress Investment Group, reforçando a tendência da indústria jornalística de separar grupos proprietários de publicações grandes e nacionais dos de veículos pequenos e de alcance local. A GateHouse Media, outra afiliada da Fortress que opera mais de 400 publicações comunitárias nos EUA, administrará as propriedades.

O acordo é o primeiro desde que a News Corp dividiu-se em duas empresas, separando seus bens de publicação impressa do negócio de entretenimento 21st Century Fox. Especula-se que a News Corp já estava considerando a venda do grupo de jornais locais em abril, depois de uma tentativa frustrada de vendê-lo em 2008. “Estamos confiantes que os jornais prosperarão sob os novos donos, mas eles não estavam estrategicamente consistentes com o portfólio emergente da nova empresa”, declarou Robert Thomson, executivo-chefe da News Corp.

No mês passado, o grupo New York Times Company anunciou ter concordado em vendero Boston Globe e outros bens de mídia locais para o proprietário do time de baseball Boston Red Sox por US$ 70 milhões. Ao longo dos últimos dois anos, o empresário Warren Buffett construiuum verdadeiro império de jornais, reunindo dezenas de títulos de pequeno e médio porte desde a compra do Omaha World Herald em 2011. Jeff Bezos, fundador da Amazon, anunciouno mês passado a compra do Washington Post por US$ 250 milhões.