Domingo, 20 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

MONITOR DA IMPRENSA > ALEMANHA

Revista que glorificava nazistas é fechada

17/09/2013 na edição 764
Tradução de Rodrigo Neves, edição de Leticia Nunes. Informações de Jack Ewing [“German Magazine Said to Glorify Nazis Will End”, The New York Times, 13/09/2013]

A editora alemã Bauer Media declarou que encerrará as atividades da revista Der Landser, criticada por um grupo judaico americano por retratar de forma heroica criminosos de guerra da Segunda Guerra Mundial. Segundo o Centro Simon Wiesenthal, de Los Angeles, a revista promovia histórias elogiosas sobre autoridades e batalhões associados ao Holocausto, ignorando as atrocidades cometidas.

A Der Landser sobrevivera a diversos desafios desde sua criação, em 1950, por um veterano de guerra alemão. A revista há muito estava no centro de um debate sobre como equilibrar a liberdade de expressão com o esforço de erradicar movimentos neonazistas e antissemitas no país. Propaganda nazista é ilegal na Alemanha, assim como a negação do Holocausto.

Popular à direita

Uma edição recente da Der Landser focava nas proezas de uma unidade paramilitar nazista na Grécia que compunha as forças de segurança de Hitler. A revista enfatizou que os aldeões gregos teriam ficado agradecidos por ter sido conquistados.

Segundo o rabino Marvin Hier, fundador do Centro Wiesenthal, a editora Bauer “não teve outra alternativa dadas as provas contundentes”. “Eles fizeram a coisa certa” ao fechar a revista, disse.

Em declaração, a Bauer Media, com sede em Hamburgo, afirmou que um advogado contratado não considerou a revista como ilegal, mas a empresa decidiu fechá-la pois ela não se encaixaria mais em seu portfólio. Originalmente, os leitores da Der Landser eram veteranos de guerra alemães, mas ela também se tornou popular entre militantes da extrema-direita.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem