Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

MONITOR DA IMPRENSA > TOMATO CAN BLUES

‘NYT’ volta a chamar atenção com projeto multimídia

24/09/2013 na edição 765
Tradução de Larriza Thurler, edição de Leticia Nunes. Informações de Angela Washeck [“Sports Journalism + Comics = A Win for the New York Times”, Mediabistro, 20/9/2013]

O mais recente projeto do New York Times com reportagem multimídia, batizado de Tomato Can Blues, mistura história em quadrinhos, narrativa de qualidade, tom de artigo de revista policial e suspense digno de um filme blockbuster. A história de um lutador amador que fingiu estar morto para escapar de mafiosos e traficantes a quem devia dinheiro foi lançada na página online de esportes do Times no 162º aniversário do jornal.

Logo no começo, o leitor percebe que não se trata de uma matéria comum. É possível percorrer a narrativa por meio de scrolls e também está disponível uma versão em áudio.

Essa não é a primeira vez que o jornalão mostra estar à frente do jornalismo multimídia; o projeto Snow Fallgerou muita repercussão na indústria e ganhou um prêmio Peabody (para rádio e televisão) com a narrativa multimídia sobre uma avalanche mortal no Estado de Washington.

Em um outro exemplo, oSeattle Times impressionou com a reportagem Sea Change, sobre a acidificação do oceano e a mudança climática, com vídeo, fotos, animação e reportagem.

Seria este o futuro do jornalismo online? A empolgação dos jornais com os projetos multimídia e as críticas positivas parecem sugerir que pode-se pensar, a partir deles, em um bom caminho para se fazer jornalismo interessante e de qualidade.

Leia também

O projeto ‘Snow Fall’ e o futuro do jornalismo

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem