Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Time Warner chega a acordo de distribuição com rede do Catar

A Time Warner Cable, uma das maiores operadores de televisão a cabo dos EUA, concordou em distribuir o canal Al Jazeera America, o que ampliará o alcance da rede do Catar para milhões de lares norte-americanos. O contrato é vital para a Al Jazeera porque a Time Warner Cable provê canais de TV para milhões de residências em Nova York e Los Angeles, dois mercados considerados essenciais no país. A Al Jazeera America será adicionada à programação dessas cidades ainda este ano e chegará aos outros mercados da Time Warner até março do ano que vem.

O acordo de distribuição é o primeiro que o canal conseguiu desde sua estreia nos EUA, há dois meses, quando entrou no lugar da Current TV. Segundo Ehab Al Shihabi, chefe-executivo interino da emissora, o acordo deve aumentar o alcance da Al Jazeera America de 44 milhões de residências para 54 milhões (das 100 milhões de residências norte-americanas que assinam TV a cabo e por satélite).

Jornalismo independente

Al Shihabi disse que a Al Jazeera está em “negociações ativas” com outras distribuidoras de programação a cabo e por satélite. Segundo ele, a decisão da Time Warner Cable é uma evidência de que “estamos produzindo um jornalismo independente, profundo e baseado em fatos”. Al Shihab se negou a dizer se a emissora pagou à distribuidora pelo acordo, afirmando apenas que “todos saíram ganhando” com o negócio.

O acordo marca o fim de uma disputa ocorrida 10 meses atrás, quando a Al Jazeera anunciou a compra do canal Current TV. A mudança de donos deu a oportunidade para a Time Warner Cable deixar de distribuir o canal, prejudicando a Al Jazeera antes mesmo de chegar ao mercado estadunidense. “Dissemos em janeiro que iriamos considerar a Al Jazeera America”, disse Melinda Witmer, chefe de vídeo o conteúdo da Time Warner Cable. “Agora que o canal está sendo transmitido, pensamos que seria valioso para nossos consumidores e estamos satisfeitos em disponibilizá-lo”.

A audiência inicial da Al Jazeera America foi baixa, com menos de 25 mil telespectadores em qualquer horário do dia. No entanto, Al Shihabi aponta que canais como a Fox News e a MSNBC começaram com audiências parecidas; ele disse se importar mais com a qualidade da programação. “Números são cruciais, mas para nós o mais importante é nosso impacto com o público”, afirmou.