Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Google ultrapassa receita de jornais e revistas nos EUA

O Google nos EUA superou a receita publicitária de toda a indústria de jornais e revistas do país. Os dados são do site Business Insider, que compilou dados para comprovar a afirmação.

Em 2004, a receita publicitária do Google ficava em menos de cinco bilhões de dólares, enquanto as revistas e jornais recebiam, respectivamente, 22 bilhões e 47 bilhões de dólares através de anúncios. A situação mudou muito até 2012, quando o Google passou a receber quase 20 bilhões de dólares com publicidade, um pouco mais que as publicações. Hoje, a empresa se tornou tão gigantesca que é difícil mensurar seu tamanho. Em 2013, o Google está prestes a completar 60 bilhões de dólares em receita total, a maior parte proveniente da publicidade.

A razão para a mudança nos números é a acelerada queda na receita publicitária da imprensa e a crescente importância do Google no mercado. Os resultados da companhia com publicidade em 2012 estão muito próximos da histórica receita de 26 bilhões de dólares que todas as revistas dos EUA tiveram, combinadas, em 2007.