Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Blogueiro da guerra síria anuncia site de jornalismo investigativo

O especialista em investigação de armas e blogueiro da guerra civil síria Eliot Higgins, mais conhecido como Brown Moses, irá lançar no começo de 2014 um novo site que servirá como plataforma e fonte de recursos para o jornalismo investigativo. O site, que ainda não tem nome, vai servir como um centro para que blogueiros possam publicar os seus trabalhos, bastidores das histórias e investigações baseadas em fontes abertas – como conteúdo gerado pelos usuários, dados públicos e ferramentas da web. A página “irá juntar as pessoas em uma rede para compartilhar seus trabalhos”, disse Higgins, que é britânico, para o site Journalism.co.uk.

Eliot Higgins se tornou conhecido por suas investigações sobre armas usadas na Síria. No ano passado, ele investigou o ataque químico do dia 21 de agosto, em Damasco, e verificou declarações oficiais da comunidade internacional. Seu conhecimento sobre os últimos acontecimentos na Síria o levaram a conceder entrevistas para as redes de TV CNN e CBC.

Concentrador de ideias

Higgins compartilha regularmente suas técnicas e recursos em seu blog, incluindo uma lista de centenas de canais de YouTube e páginas sírias no Facebook. Porém, segundo o blogueiro, mais do que mostrar o seu trabalho na Síria, o novo site irá servir como um concentrador de ideias para o jornalismo aberto. “Não é apenas para utilizar esses vídeos e falar ‘esses vídeos mostram isso’”, disse ele. “Você pode pegar esses vídeos e usar para informar apurações que estão ocorrendo no campo”.

Um exemplo citado por ele é uma matéria publicada pelo New York Times em que o jornal afirmou que o governo saudita armou os rebeldes sírios com armas da Croácia, e creditou Higgins por ter identificado as armas usadas no conflito. O Times apresentou o trabalho de Higgins para autoridades não oficiais “familiarizadas com as compras” e publicou um post dele detalhando como as armas estrangeiras se espalharam pelo conflito.

“É o jornalismo tradicional e o novo jornalismo trabalhando juntos para produzir uma grande matéria”, afirmou. “Eu não quero que seja o velho jornalismo contra o novo jornalismo, eu quero que eles trabalhem juntos, porque essa nova maneira de utilizar novas fontes para apuração também pode ajudar os métodos tradicionais”.

O novo site terá parceria com o site Uncoverage, uma nova plataforma de crowdfunding para jornalismo [ver aqui]. Quem tiver textos publicados no site de Higgins terá um link para um perfil no Uncoverage, onde os leitores poderão fazer doações para autores, tópicos e pautas sugeridas. A página ainda terá como parceiro, na promoção do trabalho dos jornalistas investigativos, o site Heavy.com. Higgins também anunciou alguns participantes do projeto, como o pesquisador da Universidade de Maryland e especialista no Hezbollah Phillip Smyth, e Peter Jukes, que conseguiu arrecadar quatro mil libras através de crowdfunding para a cobertura do julgamento dos grampos no jornal News of the World.