Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Revista comemora 125 anos com coletânea de fotos marcantes

Criada em 1888, a National Geographic completou 125 anos em 2013 e, para comemorar a data, lançou uma coletânea de fotos em três volumes. Intitulados “Around the World in 125 Years” (“Ao redor do mundo em 125 anos”, em uma referência ao livro de Júlio Verne, “A volta ao Mundo em 80 Dias”), os livros trazem imagens publicadas na revista no decorrer de mais de um século de existência. Cada volume, publicado pela editora Taschen, é dedicado a uma região do mundo.

Nesses 125 anos, os fotógrafos da National Geographic levaram o mundo a seus leitores, oferecendo a eles paisagens, culturas diferentes e maravilhas arqueológicas que, antes da criação da revista, muitos não teriam a oportunidade de conhecer. À medida que as viagens e o transporte para lugares mais remotos se tornaram mais acessíveis, novas civilizações foram retratadas nas páginas da publicação – que hoje tem um arquivo de 11 milhões de fotografias. Através de seus registros ao longo das décadas, a revista permite que se observe o processo de globalização ocorrido no mundo.

“Eu acho que é importante ter um arquivo e documentação de como nós erámos”, afirma Steve McCurry, fotógrafo da National Geographic por mais de 30 anos e famoso pela foto da “Garota Afegã“, que foi capa da edição de junho de 1985. Onze fotos de McCurry estão na coletânea.

A maior parte das imagens presentes nos livros foi tirada entre as décadas de 1930 e 1960, durante o aumento das viagens aéreas e da produção de automóveis, além da mudança na tecnologia de câmeras e filmes – os equipamentos ficaram menores e mais leves.

De acordo com McCurry, hoje, com o avanço da tecnologia, as exigências das fotos são outras. “Cinquenta anos atrás, apenas mostrar o Taj Mahal já era ótimo, porque ninguém tinha visto antes. Hoje em dia nós temos que nos aprofundar, ver como as pessoas vivem e como estão mudando o seu ambiente. Temos que ser mais críticos e observadores sobre como mostramos os nossos temas”.

Além dos livros, a National Geographic também comemora seu 125º aniversário com uma exposição em Los Angeles, nos EUA, até abril.