Quarta-feira, 22 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1038
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Huffington Post lança projeto de jornalismo global

28/01/2014 na edição 783

A blogueira e empresária Arianna Huffington lançou, durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, na semana passada, um novo projeto sob a marca Huffington Post. Depois de versões do portal em países como França e Japão e a região do Magreb, desta vez Arianna apostou em uma visão global. O WorldPost, como foi batizado o novo site, nasceu da parceria com o investidor bilionário Nicolas Berggruen e tem como foco a cobertura – e o debate – de questões internacionais.

O WorldPost segue o modelo das outras páginas do Huffington Post, com artigos noticiosos e colaborações de celebridades e amigos de Arianna, como o empresário Bill Gates, o empreendedor Elon Musk e o ex-secretário do Tesouro americano Larry Summers. Mas Arianna e Berggruen afirmaram, em uma entrevista para o lançamento, que a escolha de colaboradores será mais seletiva do que acontece no Huffington Post. Ainda que a ideia do WorldPost seja mesclar nomes relevantes no cenário mundial com autores desconhecidos, haverá um processo de curadoria mais completo.

Site sustentável

O WorldPost surgiu de longas conversas que Arianna e Berggruen mantiveram por anos sobre a possibilidade de haver um veículo de mídia que produzisse jornalismo de qualidade e cobrisse temas que, na opinião deles, não eram bem explorados pela mídia em geral. Em vez de comprar uma organização jornalística, os dois decidiram criar uma.

O site seguirá o modelo de financiamento do Huffington Post, com a receita vinda de patrocínios, publicidade e com a organização de palestras. Berggruen, que não revela o quanto investiu no projeto – “uma quantia significativa”, segundo ele –, afirma que o objetivo é que o WorldPost seja lucrativo. Segundo o investidor, apesar do lucro não ser o objetivo primordial do site, ajudará a torná-lo mais sustentável. Berggruen explica ainda que será possível a distribuição de conteúdo para outros veículos, no que chamou de “sistema aberto”.

 

Leia também

Arianna Huffington anuncia site focado em jornalismo global

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem