Facebook lança aplicativo dedicado ao consumo de notícias | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > PAPER

Facebook lança aplicativo dedicado ao consumo de notícias

11/02/2014 na edição 785
Tradução: Pedro Nabuco, edição de Leticia Nunes. Informações de Vindu Goel e Ravi Somaiya [“With New App, Facebook Aims to Make Its Users’ Feeds Newsier”, The New York Times, 4/2/14]

O Facebook lançou na semana passada (3/2) o Paper,aplicativo para iPhone que oferece ao usuário uma forma mais fácil e atrativa de visualizar seu feed de notícias e descobrir novos conteúdos. O aplicativo tem uma interface mais simples, sem botões e menus, e introduz ao feed de notícias uma série de páginas que podem ser personalizadas de acordo com os interesses do usuário.

O Paper é mais um dos esforços do Facebook para levar a seus membros mais conteúdo relevante e menos vídeos virais de gatos e bebês. A rede social trabalhou em conjunto com cerca de 40 produtores de conteúdo jornalístico, como New York Times, Wall Street Journal e Associated Press, para aperfeiçoar a forma como os artigos são visualizados no aplicativo.

Mudança no algoritmo

Em dezembro, a companhia realizou uma mudança no algoritmo que determina o que as pessoas veem no feed de notícias para dar mais destaque a conteúdo considerado “interessante”, como sites de notícias de “alta qualidade”, e menos destaque a vídeos virais, com o objetivo de tornar o serviço mais atraente aos usuários.

A mudança na forma como as pessoas veem o conteúdo no feed de notícias do Facebook está afetando diretamente sites de conteúdo viral, que viram o tráfego direcionado para as suas páginas declinar. Um estudoconduzido pelo centro de pesquisas Pew mostrou que sites que se baseiam em conteúdo viral recebiam cerca de 80% do seu tráfego através do Facebook, enquanto sites de notícias tradicionais recebiam cerca de 50%. Após a mudança do algoritmo, alguns sites, principalmente os de notícias virais, tiveram uma queda relevante no seu tráfego via Facebook.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem