Domingo, 18 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº974

MONITOR DA IMPRENSA > MÍDIA SEM FINS LUCRATIVOS

Knight Center cria fundo para investir em sustentabilidade jornalística

11/02/2014 na edição 785
Tradução: Pedro Nabuco, edição de Leticia Nunes. Informações de Justin Ellis [“Knight Foundation launches $1 million fund to help nonprofit news get closer to sustainability”, Nieman Journalism Lab, 28/1/14]

A Fundação Knight anunciou o lançamento de um fundo de um milhão de dólares para apoiar inovações em organizações sem fins lucrativos e mídias públicas. O Fundo INNovation será uma colaboração entre a Fundação Knight e a Investigative News Network, e pretende conceder bolsas para ajudar organizações de mídia a descobrir novas ideias em negócios, tecnologia e operações.

Cerca de 30 projetos serão beneficiados pelo fundo nos próximos dois anos, com bolsas variando entre 25 mil e 35 mil dólares. As inscrições estão abertas para qualquer organização sem fins lucrativos e mídias públicas nos EUA. A Investigative News Network irá supervisionar o programa, e seu conselho escolherá os projetos beneficiados.

Essa não é a primeira vez que a Fundação Knight investe em inovações no jornalismo, mas dessa vez a intenção do investimento é ajudar as organizações sem fins lucrativos a assegurar uma longa segurança financeira. As bolsas têm como objetivo, especialmente, ajudar estas organizações a diversificar seu fluxo de receitas, desenvolver novas tecnologias e encontrar novas maneiras de alcançar e ampliar o público. “Não se trata de financiamento de conteúdo, e sim sobre financiar sustentabilidade,” diz Marie Gilot, associada em inovação em mídia na Fundação Knight.

Falta experiência

Para muitas organizações sem fins lucrativos, o problema não é o conteúdo jornalístico, e sim o lado logístico e financeiro do negócio. Muitos dos sites foram criados por jornalistas sem experiência empresarial. Uma das chaves para a sobrevivência é expandir as fontes de receita, desde associações de membros até eventos patrocinados. O objetivo das bolsas é que as organizações arrisquem em ideias nas quais elas não investiriam se não tivessem esse dinheiro disponível.

O Fundo INNovation é parte de uma iniciativa mais ampla da Knight Local Media, que tem no total cinco milhões de dólares disponíveis para consolidar projetos de sustentabilidade no setor de mídias locais. Além do dinheiro destinado ao Fundo INNovation, também serão destinados 3,5 milhões de dólares para 25 mídias locais que demonstraram potencial de crescimento para os próximos três anos.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem