Domingo, 21 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

ONG lança manual de verificação de conteúdo gerado por usuário

11/02/2014 na edição 785

O conteúdo gerado e compartilhado nas redes sociais se tornou parte essencial da cobertura jornalística em tragédias, situações de emergência ou desastres naturais. Em meio a um evento grandioso, jornalistas precisam analisar e verificar rapidamente uma enorme quantidade de conteúdo online e – o que é mais difícil – saber distinguir o que é informação válida e correta do que é mentira ou imprecisão.

Pensando nessa questão, o European Journalism Centre,organização com sede na Holanda que trabalha pela qualidade do jornalismo no continente europeu, lançou na semana passada um manual de verificaçãopara ajudar os profissionais de imprensa durante coberturas de desastres e emergências.

O objetivo do livro é auxiliar jornalistas e cidadãos a verificar contas em redes sociais, além de imagens, vídeos e conteúdo gerado por usuários. O manual foi editado por Craig Silverman, editor do blog Regret the Errorno site do Instituto Poynter, e têm como autores jornalistas da BBC, Storyful, ABC e outros especialistas em verificação de conteúdo. O livro está disponível gratuitamente no site Verification Handbook.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem