Quarta-feira, 17 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Jornal equatoriano obrigado a publicar retratação de charge

18/02/2014 na edição 786

Após publicar uma charge no jornal El Universo criticando uma batida policial feita após o Natal no apartamento do jornalista e ativista da oposição Fernando Villavicencio, o chargista Xavier Bonilla foi processado, assim como o jornal, pela Superintendência de Comunicação e Informação do Equador (Supercom), e obrigado a publicar uma charge de retratação.

Bonilla, mais conhecido como Bonil, tinha feito uma charge mostrando policiais derrubando a porta, invadindo o apartamento de Fernando Villavicencio e saindo com computadores. O presidente equatoriano, Rafael Correa, não gostou da piada, e Bonil e o El Universo se viram diante de uma investigação realizada pelo órgão regulador de mídia criado no ano passado.

No dia 31 de janeiro, foi decidido que o jornal e o cartunista publicassem uma “correção” da charge que, segundo a Supercom, estigmatiza tanto os policiais como a procuradoria. O El Universo também foi punido com uma multa de 2% do faturamento médio do último trimestre.

Liberdade de expressão sob ataque

Segundo Villavicencio, que foi acusado de espionagem por Rafael Correa, os computadores apreendidos pela polícia continham centenas de documentos relacionados a casos graves de corrupção no governo. Ele afirma ter escrito uma carta para o presidente no ano passado afirmando que pretendia tornar públicos tais documentos.

A charge com a retratação de Bonil foi publicada no dia 5 de fevereiro, e os policiais agressivos foram substituídos por policiais amigáveis com flores nas mãos que – mesmo assim – apreendiam os computadores de Villavicencio. O El Universo publicou um editorial rechaçando a decisão da Supercom, afirmando que mais uma vez a liberdade de expressão no país tinha sido atacada.

***

Esta é a charge original publicada pelo jornal:

E esta, com a retratação:

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem