Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

MONITOR DA IMPRENSA > COOPERAÇÃO

Conteúdo do ‘USA Today’ usado para fortalecer jornais locais

11/03/2014 na edição 789
Tradução: Pedro Nabuco, edição de Leticia Nunes. Informações de David Cay Johnston [“Placing a bet on USA Today”, Columbia Journalism Review, 2/3/14]

A Gannett, maior editora de jornais do EUA, resolveu adotar em seus jornais locais um modelo já conhecido no meio televisivo: utilizar o poder de uma marca nacional para fortalecer marcas locais. A companhia começou a inserir conteúdo do diário USA Today, um dos maiores títulos do país, em jornais locais de sua rede. Além de ampliar a cobertura destas publicações com notícias nacionais e internacionais, o novo modelo também aumentou a circulação do USA Today.

Um dos objetivos do experimento é dar aos jornais locais a possibilidade de focar seus recursos na produção de reportagens sobre o que sabem fazer melhor: as notícias locais. No novo modelo, o primeiro caderno dos jornais locais passou a ser dedicado inteiramente às notícias da região, e as notícias nacionais e internacionais provenientes do USA Today foram colocadas em uma seção separada, dentro do jornal.

Segunda chance

Não é a primeira vez que a Gannett tenta um modelo como esse. Há 30 anos, na semana em que o USA Today estreou, a companhia fez o mesmo experimento com o Today, um jornal diário de Cocoa Beach, na Flórida. Porém, o experimento não obteve sucesso. De acordo com executivos da Gannett, diferente do modelo adotado hoje, na época a companhia alterou o visual do jornal da Flórida para ficar parecido com o do USA Today, algo que não agradou os leitores.

Agora, dada uma segunda chance ao experimento, executivos da Gannett veem a possibilidade do USA Today se tornar mais atrativo para os anunciantes e esperam que seus jornais locais tenham aumento na circulação.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem