Sábado, 26 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > NARRATIVA LONGA

‘Economist’ lança série de ensaios pensados para o meio digital

11/03/2014 na edição 789
Tradução: Pedro Nabuco, edição de Leticia Nunes. Informações de Rachel Bartlett [“Economist launches immersive digital-first 'Essays'“, Journalism.co.uk, 4/3/14]

O semanário britânico The Economist lançou uma série digital onde adota uma técnica imersiva de narração para contar uma história que é apresentada ao leitor com o uso de recursos interativos – o que não poderia ser feito nos limites apresentados pelo meio impresso. Batizada de “Essays” (Ensaios), a série teve em sua estreia um ensaio sobre Democracia que conta com recursos interativos e design de tela inteira. A revista pretende lançar oito ensaios por ano.

De acordo com o editor do setor digital, Tom Standage, a série é uma “oportunidade de começar a fazer as coisas de uma maneira diferente, criando primeiro o conteúdo para a mídia digital”. Os elementos multimídia e interativos são parte da estratégia e do planejamento do projeto. Esses elementos são pensados como parte dos ensaios desde o início por uma equipe que consiste em um redator e membros dos departamentos de multimídia, design, interatividade e experiência de usuários. Segundo Standage, “o processo é mais parecido com a construção de um aplicativo do que a edição de um artigo”.

A série também abre a Economist para o ambiente do patrocínio de matérias. O primeiro ensaio da série traz o patrocínio da escola de Relações Internacionais da Universidade Tufts, no estado americano de Massachusetts. O logo do patrocinador aparece perto do topo direito da página, e um anúncio é posicionado no meio do texto. Por enquanto, os ensaios são acessíveis para qualquer usuário, mas no futuro a Economist pretende aplicar seu sistema de paywall.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem