Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Facebook lança página com conteúdo voltado a jornalistas

O Facebook anunciou na semana passada o lançamento do FB Newswire, uma página dedicada à cobertura de notícias e conteúdo publicados por usuários e organizações de comunicação na rede social. O Facebook espera que a página – que também conta com um perfil no Twitter – vá ajudar jornalistas a encontrar conteúdo, como textos, fotos e vídeos, para a apuração de notícias. O Storyful realiza o processo de verificação do conteúdo para o site. A página é aberta ao público, mas voltada 100% para os profissionais de imprensa.

“Cada vez mais, nós estamos procurando formas de tornar o nosso conteúdo mais acessível para os jornalistas”, afirma Andy Mitchell, diretor de notícias e parceria com mídias globais do Facebook. Recentemente, a companhia contratou a jornalista Liz Heron, do Wall Street Journal, para cuidar de parcerias entre o Facebook e organizações de notícias. Segundo Mitchell, a empresa sentiu que era “um membro positivo do ecossistema” e precisava se aproximar da mídia.

O FB Newswire traz notícias de várias categorias, incluindo clima, entretenimento, esportes, tecnologia e celebridades. Muito pouco do conteúdo virá de outras organizações de notícias: a maior parte virá de usuários envolvidos ou testemunhas de algum evento ou acontecimento. A curadoria do Storyful servirá para as redações como uma espécie de “apólice de seguro” sobre a autenticidade daquele conteúdo. A empresa, que se especializou em verificar a veracidade de conteúdo postado nas redes sociais, tem redações nas cidades de Dublin, Nova York e Hong Kong e foi comprada em 2013 pela News Corp.