Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Separatistas tomam emissora de TV para substituir por canal russo

Separatistas pró-Rússia tomaram o controle dos escritórios de uma emissora de TV regional na cidade ucraniana de Donetsk, no domingo [27/4], afirmando que a tirariam do ar e passariam a transmitir um canal russo apoiado pelo Kremlin.

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, o grupo de separatistas vestia roupas camufladas, enquanto quatro homens mascarados guardavam a entrada do edifício, controlando o acesso de pessoas. A alguns metros dali, policiais acompanhavam a cena sem fazer nada. Um deles afirmou que era inútil reagir.

“Eles empurraram os portões à força”, contou o diretor da emissora, Oleg Dzholos. “Não houve ameaças. Não havia muitos funcionários lá. O que algumas poucas pessoas podem fazer? Os líderes deste movimento me deram apenas um ultimato para que um canal russo seja transmitido”.

Questionado sobre o porquê da invasão, um dos homens mascarados que guardavam a entrada do prédio afirmou: “Eles mostram mentiras, tentam influenciar as pessoas e transmitem desinformação”.

República autoproclamada

Uma torre de transmissão na região de Donetsk já havia sido brevemente tomada, e seus técnicos foram obrigados a transmitir estações russas, mas esta foi a primeira vez que uma emissora foi sequestrada pelos separatistas.

Antes da invasão, cerca de 400 pessoas se reuniram diante do prédio gritando palavras de ordem como “Rússia” e “Referendo”. Os separatistas ligados à autoproclamada República Popular de Donetsk também invadiram outros prédios na cidade e já controlam a prefeitura e o gabinete do governo regional.

Leia também

Jornalistas usados como ‘arma de guerra’ por separatistas pró-Rússia