Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Editor admite que invadiu telefone de Kate Middleton centenas de vezes

Clive Goodman, ex-editor do tabloide britânico News of the World, admitiu na semana passada [14/5] que hackeou repetidamente as mensagens de voz dos telefones dos príncipes William e Harry e de Kate Middleton, então namorada de William, nos meses antes de ser preso por conta das escutas ilegais, em 2006. Em depoimento no julgamento dos grampos telefônicos, Goodman afirmou que escutou mensagens de voz de Kate Middleton por 155 vezes, as do príncipe William por 35 vezes e as de Harry, nove vezes.

Segundo o ex-editor, Kate – que se casou com William em abril de 2011 – transformou-se em alvo de interesse do tabloide no final de 2005, quando se tornou uma “figura de crescente importância ao redor da família real”. “Havia discussões sobre ela e o príncipe William se casarem, morarem juntos… Ela passou a receber status de semi-realeza e as coisas começaram acontecer”, contou ele.

Goodman foi preso em 2007, junto com o investigador privado Glenn Mulcaire, por hackear os telefones de assessores da família real. Segundo ele, a polícia e os promotores que o interrogaram nunca perguntaram se a família real também tinha sido alvo de grampos. “Eu sempre fui honesto sobre as escutas, mas ninguém me perguntou sobre isso antes”, declarou.

Clive Goodman e mais seis pessoas, incluindo os ex-editores do News of the World Rebekah Brooks e Andy Coulson, estão em julgamento por irregularidades cometidas no extinto tabloide da News Corporation. Goodman não é acusado de hackear telefones, mas sim de conspiração para subornar oficiais para obter os telefones da família real.