Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº974

MONITOR DA IMPRENSA > POSTAGENS ‘ESTÚPIDAS’

BBC pede que jornalistas tenham cuidado nas redes sociais

03/06/2014 na edição 801
Tradução: Pedro Nabuco, edição de Leticia Nunes. Informações de Tara Conlan [“BBC News staff told ‘don’t do anything stupid’ on social media”, The Guardian, 23/05/14]

Após a repercussão negativa de uma mensagem postada no Twitter por uma de suas editoras, que chamou o partido Ukip (Partido pela Independência do Reino Unido) de racista e sexista, a BBC News fez um apelo aos funcionários para que não escrevam nada “estúpido” em redes sociais. A editora Jasmine Lawrence havia afirmado no microblog que o partido ultradireitista representava homens da classe média branca com visões racistas e sexistas.

O comentário foi feito horas antes do início das eleições municipais no Reino Unido. Devido à repercussão negativa, Jasmine acabou apagando sua conta no Twitter e foi afastada da cobertura das eleições pela BBC.

Mary Hockaday, chefe de redação da BBC, enviou um email para os jornalistas relembrando das regras da organização em relação a comentários em redes sociais. Segunda ela, as redes são parte vital do trabalho e permitem que os profissionais alcancem novas audiências, além de ajudarem a apurar notícias à medida que se desenrolam. “Você não deve dizer qual é a sua preferência política ou dizer nada que comprometa sua imparcialidade”, ressalrou Mary. A chefe de redação resumiu as regras da BBC para as redes sociais em uma frase: “Não faça nada estúpido.”

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem