Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

BBC pede que jornalistas tenham cuidado nas redes sociais

Após a repercussão negativa de uma mensagem postada no Twitter por uma de suas editoras, que chamou o partido Ukip (Partido pela Independência do Reino Unido) de racista e sexista, a BBC News fez um apelo aos funcionários para que não escrevam nada “estúpido” em redes sociais. A editora Jasmine Lawrence havia afirmado no microblog que o partido ultradireitista representava homens da classe média branca com visões racistas e sexistas.

O comentário foi feito horas antes do início das eleições municipais no Reino Unido. Devido à repercussão negativa, Jasmine acabou apagando sua conta no Twitter e foi afastada da cobertura das eleições pela BBC.

Mary Hockaday, chefe de redação da BBC, enviou um email para os jornalistas relembrando das regras da organização em relação a comentários em redes sociais. Segunda ela, as redes são parte vital do trabalho e permitem que os profissionais alcancem novas audiências, além de ajudarem a apurar notícias à medida que se desenrolam. “Você não deve dizer qual é a sua preferência política ou dizer nada que comprometa sua imparcialidade”, ressalrou Mary. A chefe de redação resumiu as regras da BBC para as redes sociais em uma frase: “Não faça nada estúpido.”