Sábado, 20 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Porta-voz da Casa Branca renuncia ao cargo

03/06/2014 na edição 801

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, renunciou após três anos no cargo. O anúncio foi feito pelo presidente Barack Obama na sexta-feira [30/5]. Carney, que assumiu o posto em 2011, após ter trabalhado como diretor de comunicações do vice-presidente Joe Biden, será substituído por Josh Earnest, que atuava como seu vice.

Ex-correspondente da Casa Branca pela revista Time, Carney era criticado pelos jornalistas que cobrem o governo pela falta de acesso ao presidente e a membros do alto escalão da administração. Uma de suas “crises” com a mídia se deu quando a Casa Branca adotou a prática de permitir que apenas o fotógrafo do governo cobrisse determinados eventos oficiais, proibindo o acesso de fotógrafos independentes. Apesar dos confrontos, ele conquistou uma reputação de profissional disciplinado e calmo que, como porta-voz, raramente divulgava informações por engano ou fazia declarações prejudiciais à Casa Branca. “Jornalistas não são os melhores porta-vozes, mas Jay demonstrava respeito pelos repórteres e suas necessidades profissionais”, afirmou Ann Compton, veterana correspondente da Casa Branca para a emissora ABC News.

Para a surpresa dos correspondentes, Obama interrompeu uma coletiva do porta-voz para fazer o anúncio. Ele afirmou que Carney é um de seus amigos mais próximos em Washington e que, por ter atuado como jornalista por 21 anos, “ia para a sala de coletivas com uma perspectiva de repórter”. O porta-voz afirmou que decidiu deixar o cargo para passar mais tempo com sua mulher – que também é jornalista – e filhos. “Ele é ponderado, tem um bom temperamento e um bom coração. Eu vou sentir muito a sua falta. Continuarei a contar com ele como amigo e como conselheiro quando ele sair para passar o verão com seus filhos antes que decida qual será seu próximo passo”, completou Obama.

Josh Earnest, seu substituto, é considerado um bom nome pela mídia que cobre a Casa Branca. Acostumado a participar regulamente de coletivas no lugar de Carney, Earnest tem uma boa relação com a imprensa.

Veja aqui o anúncio da saída da Jay Carney:

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem