Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

MONITOR DA IMPRENSA > DEAN BAQUET

Novo editor-executivo do ‘NYT’ anuncia retirada de tumor

17/06/2014 na edição 803
Tradução e edição: Leticia Nunes. Com informações de Ravi Somaiya [“New York Times Editor Treated for Cancer”, The New York Times, 16/6/14]

O New York Times noticiou, na segunda-feira [16/6], que seu recém-empossado editor-executivo, Dean Baquet, está em tratamento de câncer. Baquet enviou um e-mail à redação contando que ficará uma semana longe do trabalho, em recuperação, após ter se submetido a uma cirurgia que removeu um tumor maligno de seu rim, no sábado [14/6]. O jornalista afirmou que o tumor foi descoberto dois dias antes, e que os médicos consideraram que era preciso agir imediatamente. Segundo ele, a cirurgia foi pouco invasiva e um sucesso, e seus médicos lhe deram “um prognóstico excelente”.

Em sua mensagem, Baquet assegurou aos funcionários do jornalão que, durante a recuperação, manterá contato com o alto escalão da redação e que o plano de mudanças está de pé. “Eu sei que isso ocorreu quando estamos todos tentando seguir em frente nesta redação”, escreveu. “Eu garanto a vocês que estarei de volta o mais rápido possível”.

Tempo de mudanças

É, de fato, um momento de transição para o Times. Baquet, de 57 anos, assumiu o principal posto da redação em maio, após a atrapalhada demissão de Jill Abramson, que pegou a todos de surpresa. Na ocasião, o publisher Arthur Sulzberger Jr. teve que responder a críticas e especulações de que havia discriminação de gênero no jornal, depois do boato de que Jill ganharia menos do que seu antecessor. “Eu decidi que Jill não poderia permanecer como editora-executiva por razões que não têm relação com salário ou gênero. Como publisher, minha principal função é garantir a qualidade e o sucesso do New York Times. Jill é uma jornalista e editora extraordinária, mas, com muito pesar, eu concluí que seu gerenciamento da redação não estava funcionando”, escreveu Sulzberger em uma nota divulgada na semana seguinte à demissão.

Logo em seguida, o conteúdo de um relatório interno sobre a adaptação do diário para a era digital vazou na internet, o que ampliou o debate sobre o tema, com questionamentos e críticas tanto ao relatório quanto ao desempenho do Times. No estudo, liderado pelo filho do publisher, ficam visíveis as dificuldades do jornal para se ajustar aos novos tempos.

Baquet, que ocupava o posto de chefe de redação antes da promoção do mês passado, ainda não escolheu um sucessor para seu antigo cargo. Ele afirmou que planeja avaliar suas opções com calma enquanto repensa a estrutura administrativa da redação – principalmente diante do debate sobre a adaptação para a era digital.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem