Domingo, 27 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > CONTEÚDO DEMAIS, TEMPO DE MENOS

Aplicativo cria jornal personalizado com base em artigos da web

23/06/2014 na edição 804
Tradução: Pedro Nabuco, edição de Leticia Nunes. Informações de Justin Ellis [“From Instapaper to newspaper: PaperLater wants to put your saved articles onto newsprint”, Nieman Journalism Lab, 19/6/2014]

Com a internet, cada vez mais conteúdo é produzido; porém, muitas vezes a falta de tempo não permite que se consiga ler tudo. Foi a partir deste “problema” que surgiram aplicativos como o Instapaper, o Pocket e outros que permitem que os usuários salvem páginas da web para que sejam lidas depois. Agora, um novo serviço chamado PaperLater levou essa ideia para outro nível, permitindo que o usuário crie um jornal impresso com os artigos selecionados para que sejam lidos posteriormente.

O serviço, criado pela companhia Newspaper Club, por enquanto está disponível apenas no Reino Unido. Cada edição impressa custa 4,99 libras (cerca de 19 reais). Os usuários podem imprimir apenas uma cópia com as matérias salvas, e o jornal é entregue pelo correio. De acordo com a Newspaper Club, o jornal demora em média de três a cinco dias para ser entregue.

O processo é bem simples: à medida que o usuário vai salvando o conteúdo para ler depois, o PaperLater vai verificando quantas páginas faltam para completar o jornal. Quando o limite de páginas é atingido, a edição é impressa. Como o jornal demora em média até cinco dias para chegar, o ideal é que o usuário salve artigos longos que não sejam factuais. Segundo a Newspaper Club, já há conversas com editoras sobre o funcionamento da tecnologia do PaperLater e possíveis implicações sobre os direitos autorais das matérias.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem