Terça-feira, 24 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº963

MONITOR DA IMPRENSA > QUESTÃO POLÊMICA

CNN atrai críticas por enquete sobre imigração no Twitter

08/07/2014 na edição 806
Tradução: Pedro Nabuco, edição de Leticia Nunes. Informações de Jordan Chariton [“CNN’s ‘Documented’ Tweet Draws Criticism”, Media Bistro, 30/6/14] e de Katherine Fung [“CNN Makes Viewers Balk With This Twitter Immigration Poll”, Huffington Post, 30/6/14]

Uma mensagem postada na conta oficial da rede de TV americana CNN no Twitter perguntando se o jornalista Jose Antonio Vargas deveria ser deportado por estar ilegalmente no país levou a uma grande repercussão negativa. “Você acha que Jose deveria ser deportado? Responda com JOSEFICA ou JOSEVAI”, dizia o tuite.

 

 

Vargas, que trabalhou no Washington Post e no Huffington Post, revelou em um artigo na revista do New York Times, em 2011, que vivia ilegalmente nos EUA. A CNN exibiu, no domingo [29/6], um documentário chamado Documented, que tratava da decisão tomada pelo jornalista de revelar seu caso e da sua luta para que uma reforma de imigração mais compreensiva seja implementada no país.

Ironia

O debate sobre a questão, no entanto, parece ter perdido foco: o que realmente chamou a atenção e deu o que falar foi o tuite postado pela rede de TV, que levou parte dos espectadores a responder com revolta e ironia. “Isso é ultrajante. Não se trata de um reality show sem alma. É a vida de alguém. E uma questão real”, tuitou a ativista @nataliembaur. “Deportem quem escreveu este tuite”, afirmou @JasonMillerinDC em resposta à enquete. “Você acha que a @CNN deveria se envergonhar de si própria? Responda com #CNNVERGONHA ou… bem… esta é a única resposta razoável, na verdade”, completou @sqwerin.

A CNN e Jose Antonio Vargas defenderam a enquete, afirmando que a questão colocada no Twitter era relevante para o debate sobre imigração documentado no programa. A diretora de mídia social da emissora, Anna Gonzales, afirmou, também via Twitter, que trata-se de “uma questão que ele [Vargas] faz a candidatos presidenciais e comitês do Congresso… é central para o documentário”.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem