Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MONITOR DA IMPRENSA > JORNALISMO & HISTÓRIA

Projeto multimídia do ‘Guardian’ reconta Primeira Guerra Mundial

29/07/2014 na edição 809

Tradução: Pedro Nabuco, edição de Leticia Nunes. Informações de Francesca Panetta [“Telling the story of the first world war with 2014 technology”, The Guardian, 23/7/2014]

O jornal britânico The Guardian lançou um projeto multimídia para relembrar os 100 anos da Primeira Guerra Mundial. O projeto, disponível em sete línguas, conta a história do conflito, desde o seu início, em 1914, até as consequências que surgiram com o seu fim, quatro anos mais tarde.

A história é contada em sete capítulos, cada um começando com um vídeo e terminando com mapas interativos que permitem que o usuário se aprofunde na história com ajuda de material de acervo do Guardian. Há ainda galerias de fotos e entrevistas com historiadores.

Para contar a história de diferentes pontos de vista, o jornal procurou 10 historiadores de regiões que tiveram um papel importante na guerra. A narrativa é contada com a ajuda de vídeo, áudio, fotos e poemas pesquisados em diferentes acervos ao redor do mundo, com boa parte vindo do Imperial War Museums.

Segundo os responsáveis pelo projeto, o objetivo é atrair, principalmente, quem não conhece a história da primeira grande guerra mundial. Os filmes ajudam a deixar o usuário interessado emocionalmente, e os recursos interativos permitem que ele possa se aprofundar mais na história.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem