Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Gigante de busca chinês estreia no Brasil com resultados restritos

A empresa chinesa Baidu estreou no Brasil seu serviço de buscador de resultados online, o Baidu Busca. O Baidu é o segundo maior serviço de busca do mundo. A versão brasileira é a segunda internacional do site – que tem uma página em japonês desde 2017. Além dos objetivos financeiros da expansão, no entanto, existe uma pretensão ideológica e política, avalia Elizabeth Coates, que pesquisa direitos humanos e censura na internet da China, em artigo no TechCrunch.

Líderes chineses veem a oportunidade de entrar em um novo mercado como uma chance de influenciar a opinião pública internacional. Companhias de Internet chinesas parceiras do governo, como a Baidu, são vistas como protagonistas importantes na guerra global de ideias.

Baidu e Google

Ao comparar uma pesquisa por palavras-chave no Google e no Baidu Busca, é possível encontrar resultados diferentes. Caso seja feita uma pesquisa utilizando as palavras “Homem tanque” no Google, aparecem mais de três milhões de resultados de imagens, matérias e vídeos do homem solitário que se colocou na frente de tanques na Praça da Paz Celestial em 1989. Já a mesma pesquisa no Baidu retorna com cerca de 505 mil resultados, bem menos do que no Google, e, apesar de mostrar matérias e vídeos sobre o episódio durante as manifestações pró-democracia em Pequim, também traz com destaque, na página inicial, links para videogames e sites com outros temas além do ocorrido em 89.

Apesar de ser uma gigante em seu país, a Baidu tem encontrado dificuldade para replicar o sucesso em outros mercados. O site de busca lançado no Japão não obteve o retorno esperado, ficando atrás de páginas como o Google e Yahoo.