Sexta-feira, 22 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > ESCÂNDALO DOS GRAMPOS

Mais dois ex-editores do ‘News of the World’ indiciados

05/08/2014 na edição 810
Tradução e edição: Leticia Nunes. Com informações da Reuters [“Two Former Senior Murdoch Editors Charged Over Phone Hacking“, The New York Times, 30/7/2014]

O escândalo dos grampos telefônicos no finado tabloide News of the World parece não ter fim. Mais dois ex-editores do jornal foram indiciados pela prática ilegal, afirmou a promotoria do caso na quarta-feira [30/7], menos de um mês após a condenação do ex-editor-chefe Andy Coulson.

Os jornalistas Neil Wallis e Jules Stenson foram acusados de conspiração para interceptar mensagens telefônicas dos celulares de famosos e pessoas próximas a figuras públicas. Os dois devem se apresentar no tribunal em 21/8. “Estou desolado que, mais de três anos depois da minha primeira detenção, esta acusação indiscriminada tenha voltado conta mim”, escreveu Wallis no Twitter. “Talvez isso seja inevitável depois de eu ter sido tão abertamente crítico aos danos colaterais e à dor causados por esta desnecessária, vingativa e cara investigação. A ira se voltou a mim por algo que ocorreu na News International [editora britânica do grupo News Corp, rebatizada de News UK] de que eu nada sabia e que sempre falei que era errado”, afirmou.

O julgamento de Andy Coulson, que comandou o tabloide de 2003 a 2007, é considerado o mais caro do tipo na história legal britânica. O ex-editor-chefe – e ex-diretor de comunicação do primeiro-ministro David Cameron – foi condenado a 18 meses de prisão. Outros cinco acusados, entre eles a também ex-editora-chefe Rebekah Brooks, foram inocentados no julgamento. A promotoria ainda não decidiu se irá abrir uma queixa contra o braço britânico da empresa do magnata Rupert Murdoch, que publicava o News of the World.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem