Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Murdoch desiste de comprar a Time Warner

12/08/2014 na edição 811

O magnata de mídia Rupert Murdoch anunciou, em um email a Jeffrey L. Bewkes, diretor-executivo da Time Warner, que não estava mais interessado em comprar a empresa. “Em nome de nossa diretoria e de nossa equipe administrativa, escrevo-lhe para informar que estamos retirando nossa oferta de aquisição da Time Warner em termos imediatos”, dizia a mensagem, emviada em 29/8 e seguida de uma carta em mãos com o mesmo conteúdo.

Assim terminou – pelo menos, por enquanto – aquela que prometia ser a maior fusão em termos de mídia de uma década: a união de dois conglomerados gigantescos avaliados em cerca de 350 bilhões de reais. Em conjunto, a 21st Century Fox, de Murdoch, e a Time Warner teriam criado um colosso que iria pairar sobre a indústria, combinando os dois maiores estúdios de cinema e televisão de Hollywood e permitindo que a Fox desafiasse o domínio da ESPN na transmissão de esportes. A compra teria fundido duas culturas empresariais amplamente distintas: a da Time Warner, mais liberal, e a da Fox, conservadora.

Depois de ter rejeitada sua oferta de 80 bilhões de dólares pela Time Warner, Murdoch parece ter desanimado de tentar levar o negócio adiante. A reação dos acionistas de seu grupo – que, temendo que ele oferecesse ainda mais dinheiro para garantir uma vitória, forçaram uma queda no preço das ações da Fox – também não ajudou.

Um dos mais poderosos impérios do mundo

Debates sobre uma possível retirada da oferta de 80 bilhões de dólares tinham ocorrido periodicamente, desde que a 21st Century Fox tornou público seu interesse, em meados de julho. Murdoch e sua equipe de primeiro escalão tomaram a decisão no dia 28/7 e levaram-na à reunião da diretoria da 21st Century Fox no dia seguinte.

“A administração da Time Warner e sua diretoria recusaram-se a discutir conosco uma oferta praticamente irresistível”, disse o magnata, numa declaração. “Além do mais, a reação aos preços de nossas ações desde que foi feita nossa proposta subestima o valor das ações e torna o negócio ruim para os acionistas da Fox.”

A decisão de desistir representa uma das maiores derrotas na carreira de seis décadas de negócios ousados de Rupert Murdoch. Desde que assumiu a pequena empresa jornalística de sua família, ele construiu um dos mais poderosos impérios do mundo por meio de aquisições que, em grande parte, se deveram a sua própria força de vontade.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem