Quinta-feira, 21 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > APAGÃO ONLINE

Fundador da Wikipedia critica ‘direito de ser esquecido’

19/08/2014 na edição 812
Tradução: Pedro Nabuco, edição de Leticia Nunes. Informações de Alex Hern [“Wikipedia swears to fight censorship of right to be forgotten rule”, The Guardian,15/8/2014]

O fundador da enciclopédia online Wikipedia, Jimmy Wales, criticou a chamada “lei do direito de ser esquecido”, aprovada no início de 2014 na Europa e que permite que os cidadãos peçam que links na internet que façam referências a eles sejam removidos de sites de busca de resultados. Wales classificou a lei de “censura” e revelou que, recentemente, o Google recebeu cinco solicitações de remoção de links para a Wikipedia.

“A história é um direito do ser humano e uma das piores coisas que uma pessoa pode tentar é utilizar de força para silenciar outra pessoa”, afirmou Wales no lançamento do relatório de transparência da Fundação Wikimedia, que administra a enciclopédia colaborativa.

Segundo ele, a decisão do Google sobre o que colocar no resultado de uma pesquisa online deve ser vista do mesmo modo que a decisão de um jornal sobre o que vai ser posto na primeira página. Assim, quando o Estado interfere nessa decisão, está praticando censura.

Embora concordem que é necessário encontrar soluções para as pessoas que foram vítimas de informações imprecisas publicadas na internet, como correções ou leis de difamação, os executivos da Wikimedia são inflexíveis sobre a retirada de links de informações imprecisas e desatualizadas. Para eles, tais informações devem continuar a aparecer nos resultados de buscas de sites como o Google.

Entre julho de 2012 e junho de 2014, a Wikimedia recebeu 304 pedidos para que conteúdo fosse removido ou alterado, porém não concedeu resposta positiva a nenhum deles.

Leia também

Tribunal europeu permite que usuários apaguem seus registros na web

Google cria canal para pedidos europeus de remoção de links

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem