Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Presidente pede que clérigos sejam tolerantes com a internet

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou em um pronunciamento televisivo, na segunda-feira [1/9], que é vital que a nova geração de iranianos tenha acesso à internet. Rouhani pediu que os clérigos do país sejam mais tolerantes com as novas tecnologias.

Recentemente, o governo concedeu licenças de serviço de 3G para três companhias. O Aiatolá Makarem Shirazi afirmou, por sua vez, que a internet móvel é algo “imoral e ilegal”. Os clérigos conservadores se opõem à introdução de serviços de banda larga no Irã, afirmando que o aumento do alcance da web permitirá que imagens imorais sejam compartilhadas mais facilmente.

Em seu pronunciamento, o presidente afirmou que o acesso à internet era crucial para que a nova geração se conectasse com o mundo da ciência. Em 2009, após os protestos contra o então presidente Mahmoud Ahmadinejad que se espalharam pelo país, o governo baniu redes sociais e sites de compartilhamento de vídeos, como Facebook, Twitter e YouTube, além de dificultar o acesso à internet e prejudicar a liberdade de imprensa.