Domingo, 26 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1038
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Artigos do ‘NYT’ removidos dos resultados do Google na Europa

07/09/2014 na edição 819

Em setembro de 2014, o Google notificou o The New York Times para que os links para cinco artigos fossem removidos de alguns dos resultados de pesquisa das versões europeias de seu motor de busca a fim de cumprir as exigências europeias referentes ao “direito de ser esquecido”.

Dos cinco artigos, três eram intensamente pessoais: dois anúncios do casamento datados de 2011 e um breve anúncio pago referente a um falecimento ocorrido em 2001 Presumivelmente, as pessoas envolvidas tinham razões particulares para solicitar a ocultação do material.

Por uma questão de política, o Google não revela quem solicitou a remoção do material a ser protegido, ou mesmo os termos de pesquisa que levariam aos artigos retirados. No entanto, sabe-se que os referidos artigos estão relacionados a pessoas na Europa.

Já os outros dois artigos do Times tinham menos a ver com pessoais e mais com reputação. E este fator representa uma preocupação e uma grande diferença na forma como a Europa e os Estados Unidos regulamentam as informações apresentadas online.

Liberdade de expressão x privacidade

Ao contrário dos Estados Unidos, onde a liberdade de expressão é um direito fundamental que se sobrepõe a outros interesses, a Europa enxerga a privacidade do indivíduo e a liberdade de expressão como direitos quase equivalentes.

Desde maio, quando a corte europeia tomou sua decisão inicial sobre “o direito de ser esquecido”, o Google recebeu cerca de 140 mil pedidos de privacidade relacionados a mais de 500 mil links na internet. Até agora, cerca de metade dos pedidos foram aprovados. A maior parte, no entanto, não envolve sites de notícias.

Em maio deste ano o Google chegou a remover alguns links de reportagens do britânico The Guardian, no entanto o jornal contestou e o Google recuou em sua decisão.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem