Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Jornalista é presa durante protesto em Ferguson

Mary Moore, uma jornalista freelancer, foi presa na noite de 2 de outubro de 2014, em Ferguson, no estado de Missouri. Segundo o repórter Robert Samuels, pelo menos uma dúzia de pessoas foram presas, inclusive membros de um grupo que vinha fazendo protestos todas as noites. Todos foram indiciados por “incitação à violência” e “desobediência”.

Mary Moore estava gravando a ação dos policiais quando foi detida. Ela foi liberada logo depois, mas a polícia não divulgou se chegou a indiciá-la.

Patricia Bynes, membro do comitê do Partido Democrata da cidade de Ferguson, criticou a atitude da polícia. “Prenderam a jornalista que fazia seu trabalho e que não estava envolvida nos protestos”, disse ela.

Manifestantes têm ido às ruas de Ferguson desde agosto de 2014, protestando contra o assassinato do adolescente negro Michael Brown pelo policial branco Darren Wilson. Na semana retrasada, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos pediu aos policiais de Ferguson que não usem adesivos de apoio a Wilson. Um grande júri está avaliando se irá processar o policial.