Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MONITOR DA IMPRENSA > PROFISSÃO PERIGO

ONU propõe resolução por segurança de profissionais de imprensa

11/11/2014 na edição 824
Tradução: Pedro Nabuco, edição de Leticia Nunes. Informações de Associated Press [“UN resolution aims to improve journalists’ safety”, Washington Post, 7/11/2014]

Cerca de 50 países apoiam uma resolução da Organização das Nações Unidas que critica os ataques a jornalistas e a impunidade dos responsáveis por matar, torturar, sequestrar e prender arbitrariamente profissionais de imprensa. A resolução deverá ser aprovada pelo comitê de direitos humanos e pela Assembleia Geral da ONU.

De acordo com um esboço que circulou na sexta-feira [7/11], a organização irá urgir que seus 193 países membros “façam o máximo possível para prevenir a violência, as ameaças e os ataques” contra membros da imprensa. O documento pedirá investigações independentes sobre ataques e processos penais contra os agressores. No esboço também consta o pedido de libertação de profissionais que foram sequestrados ou estão desaparecidos.

De acordo com o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, há a confirmação de 42 jornalistas mortos em 2014 por ligação com seu trabalho.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem