Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Curso da NYU analisa o futuro do ‘New York Times’

Um novo curso do Departamento de Jornalismo da Universidade de Nova York (NYU) irá analisar as dificuldades enfrentadas pelo New York Times para encontrar um futuro seguro e sustentável numa indústria em constante mudança. Criado pelo professor e crítico de mídia Jay Rosen, a disciplina batizada de “O Futuro do New York Times” terá início em janeiro.

Rosen, que também é diretor de um programa na NYU voltado para projetos inovadores e a adaptação de conteúdo jornalístico para a internet chamado Studio 20, acredita que o Times, por seu tamanho e prestígio, tende a influenciar outras instituições jornalísticas, por isso é relevante analisar e compreender as tentativas do diário para se adaptar às mudanças da indústria, especialmente a transição digital pela qual passa a imprensa e a dificuldade em encontrar um modelo de negócios sustentável.

As aulas serão semanais, com duração de quatro horas cada, e Rosen aprovará os candidatos a participar. Para se matricular, o aluno terá que enviar um email ao professor descrevendo seus interesses e experiência, contando sua relação com o New York Times e explicando por que seria uma boa contribuição para o grupo. Também será obrigatório ser assinante do jornal. Rosen pretende disponibilizar parte do conteúdo do curso através de transmissões pela web.

Sem soluções

Na descrição do curso, o professor explica que o Times se adaptou à nova era digital melhor do que a maioria dos veículos, aprendendo a fazer uso de novas plataformas como o Twitter e o Facebook e formulando novos produtos, mas ressalta que o jornal ainda tem um longo caminho a percorrer.

Os 1.200 jornalistas empregados no Times têm poderosas ferramentas para trabalhar, e uma grande audiência. Mas precisam lidar com as mudanças profundas na relação dos leitores com as notícias: a forma como eles interagem com elas não é mais a mesma. Os jornalistas, de acordo com Rosen, têm que aprender como atrair as gerações mais jovens, que nunca irão desenvolver o hábito de ler jornal impresso diariamente, por exemplo. Estes profissionais precisam, assim, criar novas rotinas de trabalho, porque organizar a produção de conteúdo ao redor do produto impresso não faz mais sentido.

Rosen deixou claro que o curso não será sobre soluções possíveis para o futuro do jornal. “Será sobre o que o New York Times está fazendo agora para assegurar o seu futuro, criando um caminho de trabalho para si próprio nos anos pela frente.”