Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Empresa perde segundo editor-chefe em menos de um mês

O editor-chefe do The Intercept, John Cook, deixou o site de jornalismo investigativo da First Look Media para voltar ao Gawker. Ele é o segundo jornalista a abandonar a empresa criada por Pierre Omidyar, fundador do eBay, em 2013. Em outubro, o jornalista Matt Taibbi anunciou sua saída antes mesmo do lançamento da revista eletrônica The Racket, que comandaria.

Cook afirmou que trabalhar no site foi uma das coisas mais gratificantes que já fez na carreira e que sua decisão de sair foi dolorosa. O Intercept é dirigido pelo jornalista Glenn Greenwald – que divulgou as primeiras informações vazadas por Edward Snowden, no ano passado.

Projeto em crise

A saída de Taibbi provocou uma série de especulações sobre conflitos internos na First Look Media. Na ocasião, os editores do Intercept assinaram um longo artigo explicando as discordâncias de gerenciamento que levaram Taibbi a deixar o projeto e sinalizaram os problemas que a empresa vem enfrentando.

A organização de jornalismo independente prometida por Omidyar – que anunciou que investiria pessoalmente 250 milhões de dólares no empreendimento – não decolou como se esperava. No lugar de diversas revistas digitais, apenas o Intercept saiu do papel. Há alguns meses, o empresário anunciou aos funcionários que estava revisando o foco da companhia e que não haveria, pelo menos em curto prazo, o lançamento de novos projetos. Além disso, Omidyar e sua equipe de direção, apesar de não interferir no conteúdo editorial, são acusados de excesso de autoridade em questões gerenciais – em decisões que vão desde contratações a gastos com material de escritório.

Leia mais

Saída de editor revela crise na First Look Media