Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MONITOR DA IMPRENSA > ‘THE NATIONAL’

Jornal pró-independência tem período de testes na Escócia

25/11/2014 na edição 826
Tradução e edição: Leticia Nunes. Informações da Press Association [“The National launches in Scotland ‘to fly flag for independence’”, The Guardian, 24/11/14]

A Escócia ganhou seu primeiro jornal declaradamente pró-independência. O diário The National foi lançado na segunda-feira [24/11] por um período piloto de cinco dias. Publicado pela editora Newsquest, proprietária dos títulos Herald, Sunday Herald e Evening Times na Escócia, o jornal traz junto a seu nome a frase “O jornal que apoia uma Escócia independente”.

Em setembro, um plebiscito decidiu que o país deve continuar a fazer parte do Reino Unido. A campanha do “não”, pela permanência da Escócia, venceu por 55% dos votos. Com a participação de 85% dos eleitores escoceses, o plebiscito teve o maior índice de comparecimento em uma votação no país desde a década de 1950.

O National é comandado pelo jornalista Richard Walker, que também é editor-chefe do Sunday Herald – único jornal a apoiar a saída da Escócia do Reino Unido na campanha para o plebiscito. “Durante a campanha, tornou-se claro que há um déficit democrático em termos da mídia escocesa. Em uma população de cerca de cinco milhões de pessoas, com 45% votando pelo ‘sim’, apenas um jornal – nossa publicação irmã, o Sunday Herald – falou em favor da independência. Isso nos pareceu injusto”, dizia o editorial da primeira edição do National. O novo jornal ressaltou, no entanto, que não será um porta-voz do Partido Nacional Escocês. “Não seria um caminho saudável a seguir. Seremos críticos onde for apropriado e elogiosos quando for merecido”. Também no editorial, o National defendeu que a população escocesa quer estar envolvida diretamente e profundamente nas decisões que a afetam.

O piloto de cinco dias permitirá que os publishers decidam se há demanda suficiente para um jornal partidário deste tipo. Por conta do período de testes, ainda não foi contratada uma equipe permanente.

Leia também

Mídia britânica comemora rejeição à independência

Cobertura teve intimidação e ameaças a jornalistas

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem