Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

First Look Media lança projeto de ‘redação social’ em tempo real

A First Look Media lançou uma “redação social” em que os artigos são publicados em tempo real apenas em plataformas sociais, sem redirecionamentos para um site. “Queremos contar histórias do mundo todo, usando as comunidades online como nossas principais plataformas para a comunicação, nada secundário a algum site ou aplicativo”, afirmou o jornalista Andy Carvin, que comanda o projeto, batizado de reported.ly. “Algumas das histórias mais interessantes de notícias ao redor do mundo emergem diretamente de mídias sociais. Queremos ganhar a confiança do leitor para ser seu guia, ajudá-lo a navegar no fluxo interminável de rumores e vídeos, e ter uma noção melhor do que está acontecendo de fato”, escreveu Carvin em comunicado no site Medium.

O reported.ly é o primeiro empreendimento da First Look desde a conturbada saída de Matt Taibbi da empresa e do fechamento de sua revista digital, Racket, episódio responsável por uma grande dose de tensão entre jornalistas e executivos da companhia – fundada por Pierre Omidyar, fundador do Ebay, como um “espaço para o jornalismo original e independente”.

Não está claro se o reported.ly tem um plano para lucrar e se o espaço terá interação com o The Intercept, principal site da First Look Media. A companhia já declarou que vai requerer o status de organização sem fins lucrativos para seus veículos de comunicação, mas que também terá uma empresa de tecnologia com fins lucrativos.

Ideia empolgante

Em análise para o site Giga Om, o jornalista Mathew Ingram demonstrou bastante interesse na ideia de redação “em tempo real”, pois considera que o reported.ly pode “agitar algumas das noções pré-concebidas sobre o que jornalistas devem e não devem fazer em coberturas” e que não será apenas uma “isca de cliques”, como o Reddit.

Ingram considera que o projeto representará uma abordagem radicalmente diferente daquela seguida por muitos repórteres em plataformas de redes sociais, e lembrou de projeto semelhante do BuzzFeed, o BuzzFeed Distributed, que possui uma equipe para criar conteúdo projetado para viver dentro das várias plataformas sociais (Twitter, Facebook, Snapchat e Instagram), e não para criar links que redirecionem o usuário ao site original. Para Ingram, esse estilo funciona para o aumento da conscientização da marca, levando a empresa a conhecer potenciais futuros leitores dentro da própria casa e, provavelmente, também mostrando a anunciantes em potencial que sabe utilizar as ferramentas sociais.

Além disso, Ingram apontou que o reported.ly apresenta outro fator interessante: ele enxerga a verdade no sentido jornalístico, como algo que evolui ao longo do tempo, com múltiplos inputs de várias fontes diferentes, em que a apuração dos fatos é feita em tempo real e em plena vista do público. “Embora muitos tipos de mídia critiquem tal abordagem, argumentando que jornalistas não devem fazer declarações se não puderem comprovar sua veracidade, acho que há um valor social claro no fato de este processo ocorrer em público”, escreveu Ingram. “É um esforço ambicioso e não é garantia de sucesso, mas acho que vale a pena, e estou feliz pelo fato de a First Look Media estar arriscando”, concluiu ele.