Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1064
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Caso Snowden afetou a mentalidade de usuário comum da internet

23/12/2014 na edição 830

As revelações feitas por Edward Snowden aumentaram a preocupação do cidadão comum com seus dados digitais, concluiu uma pesquisa do think tank canadense Centro Internacional de Inovação em Governança (CIGI). O estudo fez parte de um trabalho para a Comissão Global sobre a Governança da Internet, que visa analisar as diferentes formas de supervisão e administração da web.

A pesquisa foi realizada entre sete de outubro e 12 de novembro de 2014 e entrevistou 23.376 usuários de internet em 24 países – incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão e China. Os questionários continham perguntas sobre atitudes em relação à privacidade de dados pessoais e se o vazamento orquestrado por Snowden – que revelou a dimensão do monitoramento do tráfego online pelo governo americano – levara a mudanças de hábitos no meio digital.

Números

>> 60% dos entrevistados revelaram-se familiarizados com o nome “Snowden”; destes, 39% disseram ter adotado o hábito de modificar suas senhas regularmente e 43% passaram a evitar determinados sites ou aplicativos.

>> 64% dos entrevistados responderam estar mais preocupados com a privacidade, em comparação a 2013.

>> 72% dos usuários pesquisados indicaram desejar que seus dados online e informações pessoais sejam fisicamente armazenados em um servidor seguro no próprio país.

>> 64% estão preocupados com a censura do governo à Internet.

>> 62% estão preocupados com o possível monitoramento clandestino de suas atividades online por parte de agências governamentais estrangeiras (além dos Estados Unidos)

>> 61% indicaram preocupação com o monitoramento de suas atividades online pela polícia ou governo do próprio país.

>> 83% disseram que a internet a um preço acessível é um direito básico do ser humano.

“Enorme impacto”

O criptógrafo americano Bruce Schneier, especialista em segurança, afirmou que as revelações sobre a NSA e seus programas de vigilância estão de fato causando um “enorme impacto” no comportamento das pessoas e lamentou que boa parte da imprensa tenha replicado a pesquisa subestimando os dados. Ele declarou considerar incrível a grandiosidade do impacto das revelações de Snowden sobre os cidadãos comuns; lembrou, no entanto, que ações de cunho doméstico são muito pouco eficazes para barrar a capacidade da NSA de reunir dados ou de desafiar as técnicas de vigilância das grandes empresas.

Leia também

A pesquisa completa (em inglês): CIGI-Ipsos Global Survey on Internet Security and Trust

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem