Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

NYU e Columbia desenvolvem ferramenta para jornalistas

O Instituto Brown de Inovação para Mídia, da Universidade Columbia; o Programa de Mídia Digital Integrada da Escola Politécnica da Universidade de Nova York (NYU) e a empresa de mídia News Corp anunciaram uma parceria para desenvolver uma ferramenta de visualização de dados para jornalistas. A ideia é ajudar profissionais de imprensa que possuam pouco conhecimento técnico.

O jornalismo de dados vem ganhando espaço nos meios de comunicação, e cada vez mais projetos especiais são lançados pensando na experiência de visualização de dados pelo usuário. Uma ferramenta que possa facilitar o trabalho de apresentação dos dados pode ser bastante útil para o trabalho jornalístico.

“A ideia é desenvolver uma ferramenta robusta para a rápida implantação de dados numa narrativa jornalística”, explica o professor da NYU Luke DuBois. “Será uma ferramenta de fonte aberta para permitir que jornalistas possam linkar um conjunto de dados, processar utilizando métodos estatísticos normalmente reconhecidos, e extrair uma grande variedade de visualizações que podem facilmente ser incorporadas dentro do contexto de uma narrativa”, diz DuBois.

O professor da NYU está supervisionando quatro estudantes de pós-graduação que vão trabalhar no desenvolvimento do software e na experiência do usuário para este projeto. De acordo com DuBois, além do produto final ser aberto e simples de desenvolver, o processo de dados será facilitado com um “fluxograma interativo” pelo lado do jornalista, que também poderá checar e mostrar o seu trabalho para o púbico.

“O processo gráfico será simples de ser publicado, permitindo que jornalistas gerem uma ‘cadeia de provas’ mostrando como chegaram até aquela visualização a partir de um banco de dados bruto”, afirma o professor.

A parceria está sendo financiada pela News Corp e não existe ainda um prazo para a data de conclusão do projeto.