Sábado, 19 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

MONITOR DA IMPRENSA > PÓS-‘CHARLIE HEBDO’

Jornal alemão é atacado; veículos franceses recebem proteção

13/01/2015 na edição 833
Tradução e edição: Leticia Nunes. Informações da AFP [“Charlie Hebdo shooting: Arson attack on German newspaper that published cartoons”, Australian Broadcasting Corporation (ABC News), 11/1/15] e de Glenn Cloarec [“The French Police Are Protecting Journalists in the Wake of the 'Charlie Hebdo' Attack”, Vice, 9/1/15]

A redação de um jornal alemão que reproduziu cartuns da revista satírica Charlie Hebdo sofreu um incêndio criminoso na manhã de domingo (11/1). Segundo a polícia, foram arremessadas, pelas janelas do prédio onde funciona o Hamburger Morgenpost, na cidade de Hamburgo, pedras e um objeto em chamas. Duas salas foram danificadas, mas o fogo foi contido rapidamente. Não houve feridos. Duas pessoas foram detidas e foi aberta uma investigação do incidente.

O Hamburger Morgenpost havia reproduzido três cartuns do profeta Maomé publicados pela Charlie Hebdo, sob a manchete: “Esta liberdade tem que ser possível!”.

Cautela

O temor de novos ataques após o atentado à redação da Charlie Hebdo em Paris levou as autoridades francesas a ampliar a segurança em outras publicações do país. Um porta-voz da polícia informou à Vice que, à princípio, redações de publicações passariam a ser vigiadas por policiais altamente armados e vestidos com coletes à prova de balas.

A segurança também foi ampliada em veículos de outros países, como no jornal dinamarquês Jyllands-Posten, que provocou polêmica e protestos violentos em 2006 ao publicar diversas caricaturas do profeta Maomé.

O escritor francês Michel Houellebecq, que aparecia na capa do último número da Charlie Hebdo por conta do lançamento de um livro que representa a França liderada por muçulmanos, também recebeu mais proteção após o atentado. Os escritórios de sua editora, Flammarion, foram evacuados – segundo um porta-voz, em uma decisão tomada em “conjunto com a polícia” como precaução.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem