Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

MONITOR DA IMPRENSA > ANDY COULSON

Condenado por grampos, ex-editor vai novamente a julgamento

27/01/2015 na edição 835
Tradução: Pedro Nabuco, edição de Leticia Nunes. Informações de Lisa O’Carroll[“Phone hacking: Andy Coulson to face retrial in Royal directories case”, The Guardian, 22/1/15] eThe Telegraph[“Andy Coulson faces retrial over alleged purchase of royal phone directories”, 22/1/15]

Andy Coulson, ex-editor-chefe do extinto tabloide News of The World, enfrentará um novo julgamentoem junho por acusações de tentativa de suborno. Coulson é acusado de aprovar os pagamentos para a compra de uma lista telefônica com números de funcionários da família real.

Na época, a tentativa de subornar funcionários públicos para obter o livro com os números telefônicos foi feita pelo editor Clive Goodman, que era responsável pela cobertura da família real. Goodman – que em 2007 foi condenado a quatro meses de prisão pelo grampo ilegal de telefones – também será julgado.

Coulson, que editou o News of The World entre 2003 e 2007, foi sentenciadoa 18 meses de prisão em julho de 2014 no julgamento sobre o caso dos grampos telefônicos feitos pelo tabloide. Após cumprir dois meses da pena, ele foi liberado para cumprir o resto da sentença em regime semiaberto. Na ocasião, o júri não conseguiu chegar a um veredicto sobre as acusações de suborno de funcionários públicos para a obtenção da lista telefônica.

As acusações de que Coulson e Goodman pagaram cerca de mil libras para um policial em troca de uma cópia do diretório real, conhecido como “livro verde”, foram feitas após a Scotland Yard ter acesso a e-mails da editora News International, que publicava o tabloide, em que Goodman solicitava o pagamento por um “raro e recém impresso livro de telefones de membros do palácio” de um “policial do palácio”. De acordo com as acusações, Goodman organizou o acordo em janeiro de 2003, e Coulson aprovou, por email, o pagamento.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem