Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MONITOR DA IMPRENSA > COBERTURA INFELIZ

Prefeita de Paris ameaça processar Fox News por calúnia

27/01/2015 na edição 835
Tradução: Fernanda Lizardo, edição de Leticia Nunes. Com informações de Mark Joyella [“Paris Mayor: We’ll ‘Have to Sue’ Fox News”, TV Newser, 20/1/15] e de Benjamin Mullin [“Paris plans to sue Fox News”, Poynter, 20/1/15]

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, declarou durante uma entrevista à CNN que pretende processar o canal de notícias americano Fox News devido à cobertura dos atentados ao semanário satírico Charlie Hebdo. Segundo Anne, a imagem da cidade de Paris foi insultada.

A cobertura da Fox contou com conselhos de especialistas sobre “lugares que não deveriam ser visitados em Paris”; muitos deles foram descritos como “zonas com alta densidade populacional de muçulmanos, onde a polícia não entra”.

Processo absurdo

Na opinião de Anthony L. Fargo – especialista em liberdade de imprensa internacional e diretor do Center for International Media Law and Policy Studies –, é improvável que o governo parisiense vença a ação. Para começar, não está claro se os tribunais franceses têm qualquer jurisdição sobre a Fox News, que é uma rede de notícias americana. Além disso, pela legislação dos Estados Unidos, órgãos governamentais (como cidades) não podem abrir processos por difamação. Fargo enxergou a manifestação da prefeita como algo puramente simbólico.

Gregg Leslie, diretor de defesa legal no Comitê de Jornalistas pela Liberdade de Imprensa, concorda com Fargo e diz que a emissora americana pode recorrer à proteção da Primeira Emenda (artigo da constituição dos Estados Unidos que diz respeito à liberdade de expressão).

Michael Clemente, vice-presidente executivo da Fox News, desculpou-se em nome da empresa, disse que a emissora tem empatia pelos cidadãos da França neste momento difícil, mas observou que considera os comentários da prefeita equivocados.

Leia também

Fox News se desculpa por comentários sobre muçulmanos

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem