Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Âncora é afastado após falso relato sobre guerra do Iraque

O âncora Brian Williams, estrela do telejornalismo da rede de TV americana NBC, afastou-se de seu posto depois da abertura de um inquérito interno para avaliar a alegação de que teria mentido sobre sua experiência no Iraque e suspeitas de fraude em seus relatos sobre a passagem do furacão Katrina por Nova Orleans.

Williams foi desmentido no Facebook por um grupo de veteranos da guerra do Iraque sobre uma história que contava de sua experiência cobrindo o conflito no país. Segundo o jornalista, ele estava em um helicóptero militar que sofreu um pouso forçado após ser atingido, em 2003. “Desculpe, cara, eu não lembro de vocês estar no meu helicóptero”, escreveu o soldado Lance Reynolds, seguido por outros militares.

O âncora respondeu ao grupo pela rede social, afirmando que havia cometido um erro e justificando-o como um “lapso de memória”. Williams também emitiu um pedido de desculpas durante o telejornal NBC Nightly News. “Eu cometi um erro ao relembrar os eventos de 12 anos atrás. Gostaria de me desculpar. Eu disse que viajava em uma aeronave que foi atingida por um lançador de granadas. Eu estava, na verdade, em uma outra aeronave.”

Logo surgiram questionamentos sobre outros relatos de Williams, como o de que teria visto, da janela de seu hotel em Nova Orleans, um homem boiando com o rosto na água, e de que teria resgatado filhotes de cachorro como bombeiro voluntário. A presidente da NBC News, Deborah Turness, afirmou aos funcionários da emissora que havia sido formada uma equipe para apurar os fatos e ajudar a compreender o que ocorreu.