Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

NBC suspende por seis meses âncora que mentiu

A rede de TV americana NBC suspendeu por seis meses, sem pagamento, o âncora Brian Williams, estrela do telejornalismo do canal, depois que o jornalista admitiu ter se enganado sobre uma experiência durante o conflito no Iraque, em 2003. Williams, que inicialmente anunciou que se afastaria temporariamente do telejornal Nightly News, já foi substituído pelo jornalista Lester Holt.

O respeitado âncora alegava que, durante a cobertura no Iraque, esteve em um helicóptero que sofreu um pouso forçado após ser atingido por um lançador de granadas – o relato foi refutado no Facebook, recentemente, por soldados que estavam no tal helicóptero. Williams acabou admitindo que pode ter se enganado quanto a sua lembrança do episódio.

A presidente da NBC News, Deborah Turness, afirmou que o inquérito interno aberto para investigar as alegações de que Williams teria mentido sobre o caso mostrou que ele repetiu a mentira em outras ocasiões. “Isso foi errado e completamente inapropriado para alguém na posição de Brian. Como editor-chefe e âncora do Nightly News, ele tem a responsabilidade de ser fiel à verdade e manter os altos padrões de qualidade da divisão de notícias em todas as ocasiões”, declarou.

Brian Williams ancorava o telejornal mais assistido dos EUA e tinha recém assinado um novo contrato de mais de 10 milhões de dólares anuais com a NBC. Após a mentira ser desmascarada, o Nightly News teve uma queda na audiência.

Credibilidade

O âncora foi duramente criticado pelo executivo chefe da NBC Universal, Steve Burke, que afirmou que ele abalou a credibilidade da NBC News. “Suas ações colocaram em risco a confiança que milhões de americanos têm na NBC News. As ações são imperdoáveise a suspensão é dura e apropriada.”

Porém, apesar das duras críticas, Burke deixou as portas abertas para uma possível redenção do âncora. “Ele merece uma segunda chance e nós estamos torcendo por ele. Brian compartilhou comigo o seu profundo remorso e está comprometido a conquistar novamente a confiança das pessoas.”

Após o anúncio da suspensão, alguns funcionários da NBC News afirmaram – sem se identificar – que acreditam que Williams pode nunca mais retornar para a sua antiga função. O inquérito aberto pela NBC para investigar o caso ocorrido no Iraque irá analisar outras declarações de Williams para apurar dúvidas que surgiram sobre as coberturas do jornalista.